Por que me tornar um corretor de imóveis?
Uma das carreiras mais promissoras do século XXI continua tendo motivos para comemorar mesmo com o Brasil enfrentando tempos de crise. Ser um corretor de imóveis continua sendo uma ótima saída para quem deseja se encontrar no mercado de trabalho. Desde que você se qualifique, saiba se relacionar com o seu cliente e crie laços importantes, a carreira pode proporcionar estabilidade financeira e crescimento profissional.
Para se sair bem, o mais indicado é iniciar cursos preparatórios e se associar em sindicatos ou instituições de credibilidade. Pensando nesses profissionais que procuram uma oportunidade de se ingressar no mercado, o Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Sciesp) em conjunto com a Escola Brasileira de Ensino à Distância (Ebrae) saem na frente quando o assunto é motivar trabalhadores brasileiros e contribuir na formação profissional dos mesmos.
Com a baixa dos imóveis nos últimos meses, a carreira é uma das mais certeiras, pois tem atraído investidores nacionais e internacionais para aproveitar os preços do mercado. Outro fator que contribui para assegurar a profissão é a vinda das Olimpíadas de 2016 que acontecerá a partir do próximo mês no Rio de Janeiro. Com o evento, a tendência é que as vendas de imóveis também prosperem com a chegada de investidores e gringos no País. Enxergando este leque de oportunidades, a Ebrae oferece a partir deste mês um curso técnico de transações imobiliárias (TTI). Somente para matrículas ou rematrículas, o valor do curso sai por 3 x de R$ 165,00.
Além da metodologia moderna, a escola mais tradicional do Estado, traz plantão de dúvidas com professores e provas presenciais em várias unidades educacionais espalhadas por São Paulo. A oportunidade é para que em poucos meses você se forme em um curso técnico para tirar sua carteira do CRECI e exercer sua profissão com segurança. Para mais informações: 0800 17 68 17 ou (11) 3889-5899.
Veja outros dez motivos para se tornar um corretor de imóveis:
1- Oportunidade de construir uma carreira sólida
Ser corretor de imóveis é também uma grande oportunidade de desenvolver uma carreira profissional. Um corretor de destaque, com noção de gestão de pessoas e visão de negócios, pode ser promovido a coordenador e, com algum sucesso, pode se tornar gerente de equipe. A evolução constante e o aperfeiçoamento podem levá-lo até mesmo a se tornar diretor na área comercial ou ingressar em outras áreas de suporte em uma empresa do ramo imobiliário.
2 – Conquistar estabilidade financeira
Um dos principais atrativos para quem busca ser corretor de imóveis é o ganho financeiro. Um corretor de sucesso chega a receber de 30% a 40% da comissão de uma empresa imobiliária. Já os corretores independentes, que trabalham sem vínculos com imobiliárias, chegam a receber até 6% de comissão sobre valor de uma venda, o que determina um retorno financeiro bastante atrativo.
3 – Poder fazer seu próprio tempo
Se você busca trabalhar em horário alternativos e ter uma agenda mais flexível, o trabalho de corretor de imóveis é uma ótima opção. Mas não se iluda, o trabalho como corretor de imóveis vai te manter bastante ocupado, principalmente quando aumentar suas prospecções. A vantagem aqui é que você vai conseguir montar sua própria agenda.
4 – Progredir em conhecimentos técnicos e gerais
Intermediar a negociação de compra e venda de um imóvel é apenas uma parte do trabalho de um corretor. O corretor de imóveis precisa entender de área jurídica, mercado financeiro, marketing, tecnologia, economia e mais um monte de informações técnicas que envolvem a venda ou o aluguel de um imóvel – o que determina um constante aprendizado. Existem diversos canais gratuitos onde você pode se atualizar de forma simples e rápida, para se diferenciar de outros profissionais e se tornar mais qualificado para atender seus clientes. Um desses canais é este blog, onde você pode acompanhar posts, vídeos e muito mais.
5 – Aumentar sua cultura
O sucesso de uma negociação muitas vezes está nos detalhes. Se você possui conhecimento sobre a cidade ou sobre o bairro em que pretende atuar, isto é um fator relevante que deve ser levado em conta ao optar pela profissão. De tanto conversar, trocar ideias e informações, aos poucos sua cultura geral vai aumentar.
6 – Não precisar ter uma idade específica para começar. Qualquer idade é o tempo certo.
Sua idade não é um problema para trabalhar como corretor de imóveis. Assim como as construtoras e incorporadoras buscam atender a diversos públicos nos seus projetos, sempre vai haver um nicho do mercado que atenderá ao seu perfil.
7 – Estar motivado
De vez em quando, todos precisam de apoio ou de uma leitura motivacional para realizar nosso trabalho. Mas se você acorda todos os dias com aquela vontade de vencer, a corretagem foi feita para você! Esta é uma profissão que dá pequenas vitórias todos os dias para quem a exerce, de um novo contato a mais um fechamento!
8 – Ter uma forte rede de contatos
Conhecer pessoas novas, todos os dias. O corretor de imóveis precisa buscar a troca de informações entre pessoas e saber entender o perfil das famílias. Se você que gosta e compreende este processo, possui grande chance de sucesso nesta profissão. Sua rede de contatos será enorme atuando como corretor de imóveis: clientes, prospects, colegas corretores, proprietários de imobiliária, colaboradores de incorporadoras e muitos outros.
9 – Conquistar satisfação pessoal
Ajudar alguém a encontrar a casa de seus sonhos é uma realização única para o corretor de imóveis. Este é um profissional que acumula muitas histórias emocionantes ao longo de sua trajetória e certamente é reconhecido por isso. O corretor que experimenta esta sensação dificilmente desiste da profissão, ao contrário, faz dela sua nova missão.
10 – Escolher seu local de trabalho
Um bom corretor de imóveis pode escolher tanto o nicho em que deseja atuar (imóveis prontos lançamentos, locação, administração ou captação) quanto à empresa imobiliária que mais combine com ele. Encontre uma imobiliária cujos valores aproximem-se daqueles que você mais acredita e boa sorte!
Fonte das dicas: Viva Corretor.