Sindicato

O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo – foi fundado em 29 de Maio de 1.941, em Assembléia Geral, numa iniciativa da Associação Profissional dos Corretores de Imóveis.

Tudo começou em 07 de Maio de 1.938, com a constituição da Associação Profissional dos Corretores de Imóveis. A primeira diretoria da APCI tomou posse em 12 de Maio de 1938. Este grupo de corretores idealistas costumava se reunir, desde a década de 30, no Largo do Café, localizado na Rua São Bento – Capital, primeira sede do Sciesp, para trocar informações sobre negócios imobiliários. Em 03 de outubro de 1.942 o SCIESP foi reconhecido pelo Governo Federal, através da Carta Sindical, expedida pelo Ministério do Trabalho. Com a fundação do Sciesp, a principal bandeira adotada pelo sindicato foi a de fortalecer a imagem do corretor de imóveis, através do aperfeiçoamento de sua capacitação profissional.
Pretendiam consolidar-se pela qualidade dos serviços prestados, até conseguir a regulamentação da profissão. A longa batalha dos corretores de imóveis, em busca do reconhecimento oficial tornou-se realidade em 27 de agosto de 1.962, com a Lei Federal nº 4.116. Desta data em diante comemora-se em 27 de agosto o Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Posteriormente com a lei revogada, por falta de um currículo de formação profissional, reiniciou-se a luta pela nova regulamentação da categoria.

Após muita luta de um grupo de obstinados, em 12 de maio de 1978 por intermédio da Lei nº 6.530 e o Decreto 81.871, de 29 de junho de 1978, foi outorgada a carta sindical que consolidou a profissão. A partir de então o Sciesp possui sede própria na Capital, Rua Pamplona, 1200 – Edifício Corretor de Imóveis, onde ocupa do 1º ao 4º andar.

Com base territorial estadual, o Sciesp mantém nas principais regiões do Estado de São Paulo, agências regionais, nas quais presta atendimento aos associados e seus familiares, oferecendo ampla gama de serviços, desde aconselhamento técnico-operacional, jurídico e previdenciário, passando por cursos e palestras, até convênios com descontos, que engloba extensa rede de credenciamento para assistência médica, odontológica, hospitalar e laboratorial, lazer e prestação de serviços em geral. Localizadas estrategicamente, as agências a partir de 2009 passaram a oferecer infra-estrutura e um espaço especialmente reservado ao corretor que necessita de uma sala para realizar a intermediação imobiliária.
Desde 1.998 o Sindicato mantém a Escola Brasileira de Ensino à Distância – Ebrae, voltada exclusivamente para a formação de Técnicos em Transações Imobiliárias, expressão oficial criada para designar o Corretor de Imóveis. A escola técnica do sindicato, que é referência nacional pela alta qualidade de ensino, atualmente, por meio de parcerias conquistou também destaque internacional.

Entendendo ser extremamente necessário o constante aprendizado para alcançar o sucesso profissional, o Sciesp criou em 2002 a UNISciesp. Com objetivo de oferecer ao corretor de imóveis uma melhor preparação para enfrentar as dificuldades do mercado imobiliário, a universidade conta com cursos preparatórios, palestras semanais, workshops, conferências, seminários, encontros executivos e ainda, participação em feiras imobiliárias que oferecem suporte ao corretor. Destaque para o Especialista em Consultoria Imobiliária – ECI. Sob a coordenação do professor doutor Paulo Nathanael Pereira de Souza, reitor da UNISciesp, a universidade vem galgando espaço entre as mais renomadas instituições de ensino coorporativo. Prova disso são seus cursos e encontros que buscam a discussão de temas do segmento imobiliário e que contam com um número cada vez maior de participantes, mostrando assim, que os profissionais do mercado imobiliário estão à procura de seu desenvolvimento profissional.

missao-visao-valores-sciesp-sindicato-corretores-imoveis-estado-sao-paulo

MISSÃO

O Sindicato direciona seus esforços para defender os interesses da categoria sempre com qualidade e excelência, além de oferecer inúmeros benefícios. Investimos na educação continuada, na valorização profissional e no fortalecimento da imagem e reputação dos corretores de imóveis.

VISÃO

Atuar com responsabilidade para ser referência na categoria profissional com foco no conhecimento, aprendizado e crescimento sustentável.

VALORES

União que faz a força

Inovação que faz a diferença

Responsabilidade Sócio-cultural que gera aprendizado

Transparência que proporciona credibilidade

Educação que incentiva evolução

Ética que estabelece respeito