Você conhece a corretagem de imóveis rurais? Confira neste artigo algumas das principais diferenças e entenda melhor o funcionamento deste mercado
Para começar a atuar no mercado de imóveis rurais é preciso primeiramente conhecer o máximo possível desse setor. Um comprador poderá procurar por fazendas para comprar ou até mesmo áreas inexploradas da propriedade privada, portanto, é importante que o corretor saiba os detalhes mínimos da região para vender. É preciso conhecer as questões legais sobre reservas e áreas preservadas, entre outras questões legislativas e informações que podem direcionar a compra da terra pelo interessado.
Para ser vendido, o imóvel rural precisa estar cadastrado e ter as informações disponíveis para acesso no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e ter um documento chamado CCIR, que comprova a existência do cadastro da propriedade rural, tornando-a regularizada para a venda de forma legal. Essa burocracia atua como uma espécie de escritura do imóvel. Um outro sistema que foi criado para facilitar a alteração de informações diretamente na internet pelo proprietário é o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).
Um fator que impacta diretamente no valor de venda e teve seu formato de cálculo alterado para maior precisão, é a medição das áreas rurais, anteriormente realizadas com o uso de cordas na vertical e horizontal. Hoje em dia, tudo é feito via sistema GPS, medido apenas horizontalmente para eliminar aumento de preços irregulares para a região.
Muito se fala sobre a lucratividade das áreas rurais para quem compra e vende esse tipo de propriedade. O tipo de imóvel rural vai depender do objetivo do cliente, podendo ser fazenda, chácara, sítio, campo, entre outras nomenclaturas.
A captação de clientes interessados em atividades agrícolas e propriedades rurais pode ser feita da mesma forma que são realizadas hoje para empreendimentos urbanos, já que muitos investidores estão ligados nas oportunidades que o mercado oferece. Você pode anunciar as suas vendas do setor na internet, através de sites especializados em imóveis. Ter um site bem alimentado, com as palavras-chaves corretas, informações detalhadas e fotos dos imóveis é uma oportunidade excelente de concentrar tudo o que o seu cliente gostaria de saber sobre o que procura em um único lugar.