Descubra qual a melhor forma de atender os clientes que chegam até a imobiliária
O consumidor e sua relação com o mercado mudou muito nos últimos anos. A internet deu casa vez mais acesso a informação e tornou os cliente cada vez mais exigente e criterioso.
Para acompanhar esse processo de mudança as empresas estão investindo em atendimentos personalizados e várias técnicas para encantar seus consumidores, o que não é diferente com as imobiliárias.
É imprescindível que as imobiliárias garantam um padrão único em seu atendimento. O time de corretores deve estar conectado e falar a mesma língua sempre.
É claro que a prática de um bom atendimento deve ser diária e com um time de pessoas tão diferentes, pode se tornar um desafio difícil de ser vencido, mas longe de ser impossível.
1. Experiência
Hoje em dia, preço não garante cliente. Não é incomum ouvir histórias de clientes que pagam mais caro porque o atendimento em um local era melhor.
É usual os clientes optarem pelo atendimento com excelência, pela experiência positiva durante o atendimento, principalmente quando o processo de compra envolve uma decisão tão delicada quanto a realização de um sonho.
Invista em treinamento e forneça conhecimento a sua equipe. Assim eles podem praticar o que aprenderam quando estiverem em atendimento.
Além disso, em qualquer etapa é preciso dar atenção extrema aos clientes, respondendo dúvidas, mesmo que as mais simples.
2. Perfil do Cliente
Existe diversos tipos de clientes e saber reconhecer o perfil de cada um é essencial no atendimento em imobiliária.
Seja cordial sempre, faça perguntas para entender a necessidade do seu cliente e saber o que ele precisa e busca exatamente. A melhor forma para reconhecer esses desejos é saber ouvir o que o cliente diz.
Conheça sua rotina e entenda o que ele quer, assim será possível apresentar as melhores soluções e mais vantajosas para cada lado.
3. Estratégias
Nenhum cliente é igual ao outro, portanto, após conhecer o perfil de cada consumidor, a imobiliária, juntamente com os corretores, poderá traçar estratégias diferentes para cada comprador.
Para os clientes que apenas pesquisam informações, os chamados prospects, o maior objetivo é conquistar a confiança e mostrar os diferencias da equipe, bem como os serviços e imóveis que podem se adequar a necessidade deles. Mantenha contato.
Já os clientes que conhecem a imobiliária, já alugaram ou compararam através de algum corretor da equipe, mantenha estratégias de fidelização. Envie mensagens, questione se está tudo bem, se existe algum serviço da imobiliária que pode ser útil. Lembre-se que um bom atendimento faz com que o cliente retorne e ainda gera novas indicações.
Já para clientes que passaram pela imobiliária e não retornaram ou que desistiram do atendimento em alguma etapa, principalmente na etapa final, primeiro identifique o motivo da quebra de confiança.
Avalie se houve insatisfação e qual a raiz dela. Isso dará grandes chances de que os corretores corrijam falhas em todos os atendimentos e não apenas naquela insatisfação percebida nessa negociação.
Com essa insatisfação identificada, trabalhe para recuperar esse cliente e reverter essa possibilidade de venda na concretização do negócio.
4. Mantenha a imobiliária atualizada
Busque informações para seu time e para seus clientes. Mantenha as informações sobre o mercado financeiro e sobre o mercado imobiliário sempre em dia. O cliente vai gostar de saber que a imobiliária e seus corretores dominam o negócio e sabem do que estão falando.
Invista em cursos, palestras, eventos e encontros para trocar experiências e informações.
5. Tecnologia a favor da venda
Como citamos no início, o consumidor está acostumado com informações em segundos através da internet. Imagine a decepção quando ele chegar na imobiliária e ao questionar informações, perceber que o corretor não tem um meio de buscar respostas e soluções.
Informatize o ambiente. Além de ajudar clientes, a tecnologia ajuda os corretores a lidar com diversos imóveis e clientes ao mesmo tempo.
Invista em softwares e aplicativos com ferramentas para otimizar o atendimento e o processo de venda. Além da busca rápida de informações, a organização da empresa será melhor.
6. Disponibilidade
Nem todos os clientes podem comparecer a imobiliária presencialmente. Portanto, abra oportunidade de que eles cheguem até os corretores de outra forma: site, e-mails, mensagens instantâneas, telefones, redes sociais e etc.
Coloque notebooks e celulares a disposição de cada corretor e garanta efetividade na venda.
7. Linguagem
Como falamos existem clientes e clientes, mas todos eles vão perceber e notar a forma que a equipe se expressa. Mesmo em ambientes como WhatsApp e Redes Sociais, onde é usual ser informal, é preciso ter cautela. Corte por completo o uso de gírias, palavras abreviadas, no diminutivo e o uso de emojis.
Além disso, seja claro e objetivo, lembre-se que o meio de comunicação é rápido e instantâneo, nada de textão!
Por fim, não tenha medo de experimentar novidades do mercado. Cultive sempre o entusiasmo na equipe, invista em como atender um cliente em uma imobiliária e acredite sempre no potencial de cada profissional.
Com essas dicas você vai valorizar mais o seu cliente e consequentemente o seu negócio.