Sindicato

O que eu preciso para ser corretor de imóveis?

Para quem está começando na carreira, o mercado imobiliário pode ser assustador. Descubra o que é preciso para se tornar um corretor de imóveis de sucesso

corretor de imóveis guru do corretor

Partindo do principio, corretor de imóveis é o profissional responsável pela aproximação do vendedor e comprador em uma intermediação imobiliária, para isto é preciso possuir registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) órgão federal que normatiza e regulamenta a profissão.

Dito isto, vamos entender como o futuro corretor deverá proceder para ‘tirar’ o CRECI e assim poder exercer a profissão:

O que eu preciso para me tornar corretor de imóveis?

Requisitos

Os primeiros passos para quem deseja ser corretor de imóveis é ser maior de idade, ter concluído o ensino médio e ingressar em um curso Técnico de Transações Imobiliárias. O TTI é o curso profissionalizante que forma o corretor. Sua duração pode levar até 12 meses.

Os cursos são apostilados e abordam temas como: matemática financeira, administração imobiliária e aspectos jurídicos. Uma vez matriculado e cursando, o candidato a corretor deverá buscar um estágio para adquirir experiência na área.

Estágio

É no estágio que o futuro corretor de imóveis irá entender com  ele mais que área ele mais se identifica e em qual ele irá atuar.

Opções não faltam, existem imobiliárias especializadas em imóveis prontos, em locação, loteamentos, imóveis comerciais ou em lançamentos imobiliários.

Nesta fase, o aluno deverá possuir um responsável técnico, um corretor credenciado que responderá ao CRECI pelo seu estágio. A imobiliária ou um gerente indicará ao estagiário o seu responsável técnico que fará isto de maneira gratuita e sem cobranças futuras como a divisão de comissão em sua primeira venda.

Diploma

Tendo concluído o curso de formação, cumprido um mínimo de 128 horas de estágio supervisionado e diplomado, o agora técnico em transações imobiliárias ainda não é corretor de imóveis. Para alcançar esta condição, deverá ir ao CRECI  de sua região, municiado de uma série de documentos solicitados, recolher as taxas necessárias e solicitar sua carteira com respectivo número de inscrição profissional.

Carteira profissional

Tendo preenchido todos os passos anteriores, falta receber a carteira profissional de corretor de imóveis. Este importante documento é entregue em uma solenidade organizada pelo CRECI. Nesta cerimônia, o novo corretor recebe também o código de ética da profissão junto à sua carteira de regularidade que deverá ser atualizada anualmente.

carteira do creci corretor de imóveis

É somente neste momento que o corretor de imóveis poderá intermediar negociações imobiliárias e exercer a profissão legalmente. Poderá também se qualificar para novas especialidades, só disponíveis para corretores como por exemplo a avaliação técnica de imóveis.

Como se percebe, o caminho a ser traçado desde o momento em que se decide pela profissão até o momento em que se torna efetivamente um corretor de imóveis é longo e cheio de detalhes ligados a responsabilidade da atividade que esta pessoa exerce.

É um processo trabalhoso, mas também muito gratificante para aqueles que encaram com seriedade e como oportunidade de aprimoramento de conhecimentos. Esperamos que este post sirva tanto de ajuda para aqueles que estão ingressando na profissão como de conscientização para aqueles que em algum momento perderam seu foco.

Fonte: VivaCorretor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*