Sindicato

Como o governo Temer pode influenciar no setor imobiliário

sciesp-temer-politica-mercado-imobiliario

O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e seu afastamento por 180 dias foi aprovado por 55 votos há quase um mês no Senado. A expectativa de mudança para vários segmentos do país, incluindo o setor imobiliário, com o afastamento da então presidente e posse interina do vice Michel Temer, trouxe para o cenário político uma série de problematizações e possíveis mudanças que podem ocorrer até o próximo passo do impeachment.

A tão contestada “instabilidade financeira”, defendida por uns como um dos principais problemas instaurados no governo PT, é um dos pontos que se esperam melhoras nos próximos meses. Além disso, o resgate da confiança de investidores e uma retomada das atividades econômicas são outras apostas para quem apoiou a mudança no governo federal e podem melhorar o cenário para os corretores de imóveis.

A principal expectativa para empresários é de que a economia, aos poucos, seja reestabelecida com o atual governo e comece a esboçar reações no mercado imobiliário, que sentiu na pela a grande queda nas vendas de imóveis. Com a crise financeira, construtoras e incorporadoras tiveram que reduzir ou adiar lançamentos e reestruturar ações para focar em vendas de estoques, e mesmo assim, baixar preços para não cair no ócio do setor e ter mais prejuízos.

Existe, também, uma perspectiva que os resultados positivos voltem a aparecer a partir das mudanças que podem ser implementadas no atual governo, como por exemplo, a revisão dos subsídios e incentivos dados a diversos setores, como a desoneração na folha de pagamento às empresas, durante o primeiro Governo Dilma, segundo anunciou a Folha de São Paulo.

A redução de impostos começou no final de 2008, para tentar estimular o crescimento do país e compensar os efeitos da crise mundial. Foi estendida na sequência para incentivar as empresas e evitar demissões. Caso a desoneração seja revista, empresários podem justificar cortes por aumento de gastos. A redução de 4.000 cargos de confiança também pode ser outro fator que dê um respiro para tentar equilibrar as contas públicas.

Indicadores que apontam a desvalorização do dólar, a possível queda de juros e a retomada da inflação equilibrada, são possibilidades que influenciam diretamente no mercado imobiliário, pois além de melhorar a economia, dão mais segurança ao setor e criam novas perspectivas para quem deseja investir em imóveis.

Desde maio, outro assunto em pauta são as reformas trabalhistas. Um pouco apagada neste atual momento, as propostas como a flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pode ser proposta como alternativa para ajudar a ampliar a produtividade e o incentivo ao crescimento do país.

Segundo o jornal “O Globo”, a polêmica reforma trabalhista deve se dar, sobretudo, a partir de acordos coletivos. A proposta deve ter foco nas negociações coletivas, com a possibilidade de redução de jornada e de salários, deixando de fora dos acordos as normas inegociáveis, como as que tratam da segurança e da saúde dos trabalhadores.

De acordo com a publicação, temas estão em linha com o proposto no programa “Ponte para o Futuro”, produzido pelo PMDB quando Michel Temer ainda ocupava a vice-Presidência.

Pela proposta em discussão, FGTS, férias, Previdência Social, 13º salário e licença-maternidade, entre outros direitos, continuarão existindo obrigatoriamente, mas serão flexibilizados. Isso quer dizer que empregadores e sindicatos poderão negociar, por exemplo, de acordo com “O Globo”, o parcelamento do 13º e a redução do intervalo de almoço de uma para meia hora, com alguma contrapartida para os empregados.

Como o corretor de imóveis deve se comportar neste período de transição?

Neste período de transição e diversas mudanças, o profissional do setor imobiliário deve aproveitar a estagnação do mercado para se destacar meio a crise. O Sciesp, através das várias oportunidades ofertadas ao corretor de imóveis, sai à frente no setor imobiliário ao oferecer várias opções de cursos profissionalizantes, palestras e workshops por meio da Escola Brasileira de Ensino à Distância (Ebrae) e da Universidade Corporativa Sciesp (UNISciesp).

É imprescindível aproveitar as oportunidades neste período, pois, a economia se estabilizando, um dos setores que serão mais beneficiados, segundos especialistas, são a construção civil e o mercado imobiliário. Por isso, corretores de imóveis, aproveitem o período para intensificar seus conhecimentos e evoluir na profissão para obter sucesso em seus negócios.

Leia no blog dicas de como usar as redes sociais ao seu favor na hora das vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*