Sindicato

Pequenos reparos fazem muita diferença na hora de vender um imóvel

fvfv

Um olhar crítico para o imóvel antes de comercializá-lo pode fazer toda diferença. Pequenas ações, se alinhadas previamente, agregam valor a venda e garantem uma boa compra. Essa visão analítica deve vir do próprio corretor de imóveis, que ao conhecer o produto, têm as chances de enxergar algumas mudanças que ajudam na hora da venda. Mas, como criar esse senso crítico? O blog do Sciesp separou algumas dicas essenciais para auxiliar, você, corretor de imóveis.

Sabe aquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Sim, pois é partindo desse pressuposto que podemos mudar o cenário de uma venda. É importante que o corretor de imóveis diga ao dono – antes do imóvel ir para venda – que pequenos reparos estratégicos podem mudar a “cara” do produto. “Ah, mas então terei que aumentar o preço para maquiar o investimento que fiz antes de comercializá-lo”? Na verdade esse pensamento é uma falsa ilusão, pois, segundo especialistas, se perde muito mais colocando no mercado um imóvel em más condições. Ou seja, ter esse olhar cauteloso e fazer pequenos reparos, pode custar um pouco no bolso do dono do imóvel, mas o investimento é valorizado na hora de fazer o negócio.

É importante dizer para o proprietário que todos nós compramos com os olhos. Se estamos diante de um produto com aspecto limpo, bem cuidado, o processo de locação/venda é mais fácil e atraente. Por isso, é essencial manter sempre o imóvel com aspecto de novo e limpo. Cada proprietário enxerga seu negócio de uma maneira, por isso, é considerável que o corretor de imóveis esteja preparado e repasse essas dicas para o cliente. Comece, por exemplo, pela pintura, que é um dos quesitos mais importante na hora de impressionar um possível cliente.

Cores vibrantes já não são tão usuais, por isso, é interessante sugerir ao proprietário que opte por cores claras, pois passam a sensação de um ambiente mais limpo, sereno e tranquilo, além de ser mais tradicional e ter chances de agradar mais o público.

Manutenções básicas como a troca de cerâmicas quebradas, azulejos quebrados, substituição de maçanetas, tomadas com defeitos, torneiras quebradas ou velhas, vazamentos e rachaduras também precisam ser observados com antecedência. São itens decisivos para o fechamento de um negócio.

A atriz Juliana Maltos precisava alugar uma casa com três quartos com urgência e preferiu um imóvel novo e sem estragos na hora de bater o martelo. “Procurei várias casas e gostei bastante de uma, que era no local que havia pensado, mas desisti quando o proprietário se mostrou indisposto a fazer as mudanças que pontuei que eram básicas. Pedi para pintar e arrumar rachaduras e mofos na parede, já que estou grávida e preciso de um ambiente limpo e sem esses problemas. Senti que o dono estava despreparado e, contrariado, disse que faria isso e me pediu dois meses para os consertos. Na hora desisti do negócio e optei por outro imóvel que não tinha esses problemas e não era no local que desejava. Fui bem atendida por um corretor de imóveis, que me tratou com paciência e cuidado e fez toda a diferença na minha escolha. A casa estava pintada, com aspecto de novo e bem cuidada. Acredito, que se o dono do primeiro imóvel que olhei estivesse bem instruído por um corretor de imóveis, não teria tido esse desgaste de procurar outro imóvel. Ele, infelizmente, perdeu o negócio”, afirmou a atriz ao blog do Sciesp.

Confira outras dicas que farão total diferença na hora de apresentar o imóvel

– No caso de furo de pregos e parafusos nas paredes uma simples aplicação de massa corrida resolve o problema.
– O mofo é um dos principais fatores de depreciação de um imóvel, pois pode causar alergia em quem vai ocupar o local. Com a impermeabilização da área com produtos apropriados o incômodo desaparece;
– Vazamentos na base da válvula de descarga deve ser resolvido regulando ou trocando o item. Ainda no banheiro, quando o ralo apresenta mau cheiro pode ser sinal de que não há sifão no encanamento. A solução é acrescentar esse item nas tubulações;

 

serie-madeira4
– Os tacos de madeira quando manchados ou soltos precisam de substituição. Além disso, o lixamento e o polimento conferem um novo aspecto ao piso. Para evitar dor de cabeça, o mais indicado é usar revestimento cerâmico, pois é mais resistente e adequado ao clima tropical.

 

tinta-lavavel
– Para evitar manchas e desgastes na parede é necessário o uso da tinta lavável. Quando existem imperfeições na superfície, a aplicação de texturas pode ser uma alternativa mais barata do que preencher os defeitos com massa corrida e tinta.

 

area-verde
– Caso o imóvel tenha área verde, mantenha as plantas sempre com tamanho ideal e com um bom aspecto. Se as plantas estão velhas, que tal retirar principalmente as que dão um aspecto antigo ao local e plantar novas? Vai dar uma outra cara a área verde do local.

 

infiltracao
– Imóveis que apresentam infiltração são facilmente ignorados, ou seja, se o imóvel já teve o problema resolvido, pinte adequadamente e não deixe rastros do antigo problema, pois pode dar a sensação de que foi aplicado um pequeno paliativo ao problema.

 

moveis
– Não caia naquela de deixar móveis, itens do antigo dono ou restos de material de construção no produto que você está vendendo. Deixe o ambiente como ele realmente será entregue ao futuro dono. Limpeza e espaços sem bloqueios geram uma melhor impressão.

 

torneiras
– Torneiras são itens simples, mas que muitas vezes passam despercebidas por quem está vendendo o imóvel, mas não para quem está comprando. Torneiras que não fecham corretamente, que apresentam vazamentos, com remendos ou trincados devem ser substituídas. É melhor ter torneiras mais simples e novas do que torneiras sofisticadas, mas velhas e estragadas.

 

caixas-de-tomadas
– As caixas de tomada e acendedores também são detalhes, mas deixar aquele buraco na parede por falta de uma caixa é uma falta de atenção que pode custar sua venda. Troque por novas e seguindo o estilo das demais. Caso não encontre o mesmo modelo, procure o mais semelhante possível.

 

calcada
– Se o calçamento está faltando pedras, preencha com a mesma pedra e jamais deixa a impressão de imóvel abandonado ou deteriorado. O mesmo vale para quintal e área externa da cada.
– Se o imóvel possui piscina, fique de olho na manutenção, principalmente se ele estiver desocupado. É necessário ficar atento aos focos de dengue, odores desagradáveis e outros detalhes.

Que tal, corretor de imóveis, colocar essas dicas em prática?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*